O ex-presidente Lula retorna ao alto escalão do governo
O ex-presidente Lula retorna ao alto escalão do governo
Senadores Fátima Bezerra, da Frente de Esquerda, e Vanessa Graziotin, abraçar o Sr. Lula em Brasília este mês. Foto: AP
Washington: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado chefe de gabinete do presidente Dilma Rousseff na quarta-feira - um movimento que poderia ajudá-lo a evitar a detenção na expansão sondas de corrupção que enlaçadas o topo da liderança política do Brasil.
A nomeação, anunciada pelos líderes câmara baixa na quarta-feira, coloca Lula no coração do seu governo, uma aposta de alto risco que poderiam rali de base do seu partido, enquanto sacudindo elite econômica do país.
O presidente do Brasil, Dilma Rousseff sopra um beijo para os adeptos depois de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua residência em São Bernardo do Campo, depois de sua breve detenção para interrogatório. Foto: AP
Ele também protege o Sr. Lula a partir de uma investigação sobre corrupção rolando e aproveita suas habilidades de negociação de renome para defender Rousseff de impeachment. Segundo a legislação brasileira, apenas o Supremo Tribunal pode investigar, acusar ou tentar ministros. Ele tem repetidamente negado qualquer irregularidade.
Nomeando o icônico, e controverso, político para se juntar a seu gabinete como chefe de gabinete reflete os apuros Rousseff está dentro e corre o risco de escapamento, uma vez que amarra seu destino ao de seu mentor. Ele também assustou os investidores, que temem que ela eo Sr. Lula poderia recorrer a políticas econômicas que irá ajudá-la a permanecer no poder, mas continuar a deteriorar as contas públicas.
Além das crises políticas e econômicas, Dilma também tem de lidar com a atenção do mundo em sua administração dadas as Olimpíadas do Rio e da propagação do vírus Zika.
A percepção foi reforçada por reportagens de jornais na quarta-feira que o presidente do Banco Central Alexandre Tombini poderia renunciar como resultado da remodelação do gabinete. O banco central não quis comentar sobre os relatórios.
"Não há nenhuma interpretação positiva para Lula vindo a bordo," Win Thin, o chefe de estratégia de mercados emergentes da sede em Nova York Brown Brothers Harriman & Co, disse. "Vender o Brasil. Period."
O Sr. Lula não abraçar algumas das políticas mais radicais do seu partido, como o uso de reservas internacionais para financiar projetos de obras públicas, de acordo com dois altos funcionários com conhecimento direto das negociações envolvendo a nomeação do Sr. Lula. Mas ele iria apoiar medidas de estímulo adicionais, tais como novas linhas de crédito ao consumo, disseram.
A economia deve encolher 3,4 por cento em 2016 depois de contrair 3,8 por cento no ano passado, que iria marcar recessão mais profunda do Brasil em mais de um século.
Nomeação de um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, que governou o Brasil durante mais de 13 anos para dirigir post mais influente do gabinete - um Rousseff si mesma realizada no governo de Lula - é um sinal de que ela está travando uma aposta tudo-ou-nada que mais que nunca amarra seu destino ao do Sr. Lula, Leonardo monoli, sócio da Jive de Ativos Gestão de Recursos, em São Paulo, disse.
"Isso mostra o partido está disposto a usar o que considera sua bala de prata, colocando todas as suas cartas na mesa", disse ele.
O retorno de Lula, que deixou o governo em 2010, vem de encontro ao contexto de uma investigação sobre corrupção varredura em propinas a empresa estatal de petróleo Petrobras. O escândalo deixou altos executivos e políticos atrás das grades, e nas últimas semanas invadiu o Partido dos Trabalhadores eo próprio Lula.
Lula foi detido para interrogatório na semana passada, que apoiantes e alguns especialistas declarada era prematuro e o resultado de um sistema judiciário tendenciosa.
No domingo, cerca de 3 milhões manifestantes anti-governo foram às ruas de várias cidades para denunciar o governo, corrupção endêmica e da crise econômica - da pior Brasil em 25 anos.
A nomeação provocou chamadas para os protestos de urgência, com os movimentos anti-governamentais chamando para as pessoas a voltar às ruas imediatamente após o anúncio. Na capital do país, onde a polícia militar cercou o Palácio do Planalto, em antecipação, os manifestantes começaram a se reunir solicitado pela hashtag #OcuppyBrasilia em mídia social.
Lula e apoiantes de Rousseff tinha planejado uma contra a protestos de domingo nos próximos dias.Não está claro se que serão apresentadas na sequência da nomeação.
Um juiz da Suprema Corte na terça-feira aceitou um acordo de confissão do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral, que tem alegado que Dilma tentou interferir com as investigações. Ele também indicou que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante ofereceu assistência financeira para impedi-lo de depor. Ambos Rousseff e Mercadante disse que as alegações são falsas.
Líderes da oposição dizem que vão desafiar a nomeação em tribunal como um abuso de poder concebido para proteger o Sr. Lula da prisão possível.
"É seu direito de nomear ministros, mas eu não sei se é a melhor solução para ambos," orador Câmara Baixa Eduardo Cunha, um crítico da administração, disse na terça-feira. "Eu acho que é altamente improvável que Lula como ministro vai melhorar o diálogo entre o governo e os deputados."
Nenhum comentário:
Postar um comentário