Querida Folha de S.Paulo, Você é o maior jornal do país, enquanto eu sou apenas um blogueiro pentelho. Isso significa que cabe a mim colocar-me no meu lugar e aprender com você. Hoje, por exemplo, você me ensinou sobre a palavra "só".
Só, num título como este, determina juízo de valor. Para mim, 39 senadores a favor do golpe é uma enormidade. Mesmo assim, se eu fosse escrever esse título num jornal isento, imparcial, apartidário, republicano, democrático, idôneo e responsável como a Folha de S.Paulo, eu evitaria usar a palavra só. Diria simplesmente que 39 senadores são a favor da saída definitiva da Dilma. Ou melhor: 39 senadores dizem ser a favor da saída definitiva da Dilma (sabemos que, muitas vezes, há uma distância entre o que os senadores dizem e o que eles realmente pensam).
Penso ainda que o jornal não deveria torcer nem lamentar. Só, nesse título, é lamento. "Puxa, que pena, ainda não conseguimos os dois terços de que precisamos". Só, aqui, também é torcida. "Ainda não temos o número necessário, mas chegaremos lá".
Taí mais um aprendizado de hoje. Jornalismo pode ser torcida. Só nos melhores jornais, é claro. Só.
* por: Camilo Vannuchi em seu Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário