Preso grupo que aplicava golpes em prefeitos, deputados e empresários no Maranhão
Data: 21 de Jan de 19 às 10:28
Depois de sete meses da prisão de uma quadrilha que aplicou golpes de mais de R$ 300 mil usando nomes de deputados através WhatsApp, ontem a polícia prendeu uma nova quadrilha que clonava contas no mesmo aplicativo. As vítimas agora foram prefeitos e empresários.
Conforme a investigação, o golpe consistia na invasão de contas das vítimas para subornar amigos e familiares solicitando a transferência de recursos financeiros, mas o dinheiro caia mesmo nas contas controladas pelo grupo. Conforme a Famem, 20 prefeitos maranhenses foram lesados.
O superintendente da Seic, delegado Carlos Alessandro, explicou que o grupo agia clonando número de chip celular e utilizava um aplicativo de mensagens de texto se passando pelo dono do aparelho.
A quadrilha fez diversas vítimas em várias cidades do Maranhão, abrangendo pessoas ligadas a alguns políticos, tentando ter acesso a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, de determinados municípios.
O bando identificado como Diego Silva Fernandes, 34 anos; José Jorge Xavier Alves, 28 anos; Lottas Mateus Ribeiro Caldas, 23 anos; Hallen Devid Cosmo do Nascimento, 28 anos; Bruno Nascimento Alves de Morais, 27 anos; Marcos Aurélio Santos Freitas Filho, 29 anos; Marcia Sabastiana Sousa de Jesus, 47 anos e Anielle Raina Barreto Granjeiro, 37 anos foram autuados pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Vale ressaltar que Hallen Devid, no ano de 2018 havia sido preso pela SEIC devido a prática da mesma modalidade deste crime, mais, estava solto usufruindo do benefício da liberdade provisória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário