Nada interessa tanto à vida acadêmica como uma eleição”, disse Graça Aranha, membro fundador da cadeira 38 da ABL (Academia Brasileira de Letras).
O poeta maranhense Ferreira Gullar, de 84 anos, foi eleito nesta quinta-feira para ocupar a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O titular anterior da cadeira era o poeta e tradutor Ivan Junqueira, morto no dia 3 de julho deste ano.
Gullar obteve 36 dos 37 votos possíveis – houve um voto em branco. Votaram 19 acadêmicos presentes, e 18 por cartas. Os ocupantes anteriores da cadeira 37 foram: Silva Ramos – que escolheu como patrono o poeta Tomás Antônio Gonzaga -, Alcântara Machado, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand e João Cabral de Melo Neto.
Eu tinha aquela visão de adolescente da Academia. Não queria participar de nenhuma instituição, como Drummond e outros poetas. Aos poucos minha visão foi mudanferreira-gullar-6do. Fui conhecendo pessoas que eu admirava e que eram da Academia, como Jorge Amado, e pessoas que de acadêmicas não tinham nada! O João Ubaldo, por exemplo”, disse Gullar.
Neste mês de outubro, os membros da ABL vão eleger mais dois novos colegas, com os quais terão que conviver “ad immortalitatem”.
A disputa pelas outras duas cadeiras vazias também não deve causar dor de cabeça aos candidatos. As vagas deverão ser ocupadas pelo historiador Evaldo Cabral de Mello, 78, e pelo jornalista e escritor Zuenir Ventura, 83. Os dois se candidataram aos lugares vagos após a morte dos escritores João Ubaldo Ribeiro (18/7) e Ariano Suassuna (23/7).
“As três eleições foram adotadas por consenso da casa. Não conheço ninguém que seja contra”, diz o imortal Alberto Venancio Filho.
O QUE MUDA NA ACADEMIA EM 2014
Cadeira 37
Pertencia a Ivan Junqueira, jornalista, tradutor e crítico literário carioca, morto aos 79 anos em julho. Junqueira ocupava o posto desde 30/3/2000, na sucessão de João Cabral de Melo Neto
Eleito:  Ferreira Gullar, 84, poeta, crítico de artes plásticas, tradutor, memorialista e ensaísta maranhense
Cadeira 32
Pertencia a Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo paraibano morto aos 87 anos em julho. Suassuna foi eleito em 3/8/1989, no lugar de Genolino Amado
Favorito à vaga Zuenir Ventura, 83, jornalista e escritor mineiro
Eleição 23 de outubro
Cadeira 34
Pertencia a João Ubaldo Ribeiro, jornalista e escritor baiano, morto aos 73 anos em julho. A cadeira era de João Ubaldo desde 7/10/1993, ocupada após a morte de Carlos Castello Branco
Favorito à vaga Evaldo Cabral de Mello, 78, historiador e escritor pernambucano
Eleição 30 de outubro