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GRAJAÚ .SUL DO ESTADO, NODESTE MARANHÃO, Brazil
RADIALISTA,PROFESSOR. E MESTRE DE CULTURA POPULAR. MESTRE DE OBRAS(PEDREIRO). fundador dos blocos de carnaval:XIRI MOLHADO, BAIRRO RODOVIÁRIO. E UNIDOS DO CANOEIRO, NO BAIRRO CANOEIRO.E DO GRUPO FOLCLÓRICO UNIDOS DO CAMPO, BAIRRO RODOVIÁRIO. FUNDADOR DO NÁUTICO FUTEBOL CLUBE, BAIRRO RODOVIÁRIO.EX PRESIDENTE DA LIGA ESPORTIVA DE GRAJAÚ. OBJETIVO DO BLOGGER,É MOSTRA INFORMAÇÕES DE GRAJAÚ. EM ESPECIAL POLÍTICA E CULTURA. Obs: este blogger atende somente a interesses do seu titular, sem vínculos com ninguém.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

49% DOS PROFESSORES DO MARANHÃO FAZEM EXTRAS PARA MELHORAR RENDA

No Maranhão, 49% dos professores fazem jornada extra para compor renda

Política 

Slide1Andrea Almeida, 35, divide-se entre as atividades manicure e professora de matemática em uma rede municipal do interior do Maranhão até ser aprovada em um concurso estadual – agora, concilia os dois turnos de aula.
Hoje, quatro em cada dez docentes da rede básica do país, ou 41% do total, fazem atividades dentro e fora da educação para complementar a renda. Desse universo, 10% chegam a atuar em atividades fora da educação.
Os dados, tabulados pela Organização Todos pela Educação a pedido da Folha, são de questionário preenchido por 225 mil professores da rede pública do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, amostra que compreende os principais anos dessa etapa de ensino. Ao todo, o fundamental reúne 1,4 milhão de professores.
O levantamento mostra ainda que cerca de 30% dos professores que atuam em uma escola por 40 horas ou mais por semana também arranjam tempo para complementar a renda com outras atividades.
“Em algumas redes , a própria carreira não esta desenhada para o professor se fixar na sala de aula, afirma a coordenadora de Todos pela Educação, Alejandra Velasco.
A atividade extra tem peso importante no orçamento doméstico dos professores : apenas com a docência , 50% dos profissionais recebem valor igual ou menor a R$ 2.035.
Com a jornada adicional, seja em outra rede ou fora da educação, esse percentual diminui para 36%.
Professores afirmam que a dupla jornada interfere na qualidade de vida e traz impactos para o desempenho em sala de aula.

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