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GRAJAÚ .SUL DO ESTADO, NODESTE MARANHÃO, Brazil
RADIALISTA,PROFESSOR. E MESTRE DE CULTURA POPULAR. MESTRE DE OBRAS(PEDREIRO). fundador dos blocos de carnaval:XIRI MOLHADO, BAIRRO RODOVIÁRIO. E UNIDOS DO CANOEIRO, NO BAIRRO CANOEIRO.E DO GRUPO FOLCLÓRICO UNIDOS DO CAMPO, BAIRRO RODOVIÁRIO. FUNDADOR DO NÁUTICO FUTEBOL CLUBE, BAIRRO RODOVIÁRIO.EX PRESIDENTE DA LIGA ESPORTIVA DE GRAJAÚ. OBJETIVO DO BLOGGER,É MOSTRA INFORMAÇÕES DE GRAJAÚ. EM ESPECIAL POLÍTICA E CULTURA. Obs: este blogger atende somente a interesses do seu titular, sem vínculos com ninguém.

domingo, 1 de novembro de 2015

Péssima educação de Grajaú é discutida por deputado em São Luis

Deputado Wellington denuncia descaso com a educação em Grajaú

Política 
Deputado Welligton do Curso
Deputado Welligton do Curso
O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PPS), utilizou a tribuna na última quinta-feira (29) para denunciar o descaso com a educação no município de Grajaú.
Ao fundamentar a denúncia, o parlamentar fez referência a levantamentos feito pelas lideranças políticas do município, que se preocupam com a educação de Grajaú, e destacou dados que demonstram o nível de responsabilidade da gestão municipal para com aquilo que, segundo o deputado, deve ser prioridade em uma sociedade: a educação.
“Analisando os dados, percebemos a ínfima atenção que tem sido destinada à Educação em Grajaú. Identificamos, através de  pesquisa, que nossas crianças não estão aprendendo o básico, isto é, a ler e escrever e, tão-pouco, a realizar operações matemáticas. Tal realidade implica naquilo que podemos chamar de ‘distorção idade-série’, já que como os alunos não estão aptos, acabam ‘reprovando’. Não podemos tratar a educação como apenas mais um segmento, pois estamos lidando com vidas e futuros”, ressaltou Wellington.
COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO EM GRAJAÚ?
Segundo levantamentos embasados em dados do MEC, Grajaú ainda soletra quando o assunto é educação.
No resultado da última “Prova Brasil”, somente 12% dos alunos do 5 ano aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação. No 9.ano, apenas 7%;
Em matemática, apenas 7% dos alunos do 5.ano aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas. Para o 9.ano, apenas 2%.
Distorção “idade-série”:
Como consequência dos números anteriores, há um perceptível atraso escolar. Do 6. Ao 9. ano, os índices de atraso variam entre 38% a 48%, isto é, há o percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso escolar.
Na Zona Rural e nas áreas indígenas, em 17 escolas, 50% ou mais dos alunos estão com 2 anos ou mais de atraso. Em 08 escolas, 100% dos alunos estão atrasados.
“De acordo com o Portal Transparência, Grajaú recebeu em 2014, R$ 47.338.994,37 em um ano. Ante isso, eis a dúvida: em que tais recursos foram aplicados? Acaso a educação deve estar em último plano? Enquanto tais respostas não aparecem, as crianças continuam lutando para terem acesso ao que é constitucionalmente assegurado: a educação”, completou o deputado Wellington.

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